Belle&Sebastian. Um ícone da cultura indie !

7 de março de 2021

Banda lança disco ao vivo e clipe emocionante com seus fãs

Mais uma vez esse sensacional grupo de Glasgow, chamado Belle&Sebastian, nos entrega um disco envolvente e empolgante do começo até seu último acorde. A banda de Stuart Murdoch, Sarah Martin e cia lança um vinil maravilhoso duplo e ao vivo. What To Look For In Summer (Matador Records) traz vinte e duas faixas registradas em shows que os escoceses realizaram em alguns palcos pelo mundo em 2019. Rolam até músicas gravadas em um navio durante um cruzeiro pop. Estão aqui compilados naquela pegada In Concert,  alguns números que tanto encantaram os sentimentos indies. ”Dog on Wheels”  nos seduziu fortemente quando foi lançada em 1997, e está incrível nesse disco. O mesmo acontece com ”Step Into My Ofice , Baby” .  No entanto, a grande sacada desse lançamento está relacionada à faixa que leva o nome da banda. A música “Belle& Sebastian” ganhou um clipe no embalo desse disco . Essa iniciativa é algo que define bem o quanto o combo de Glasgow é querido por seus seus fãs. O emocionante vídeo faz uma espécie de um contagiante crossover de imagens lindas de seus fãs, cantando e dançando, em diversos lugares e sem nenhum tipo de aglomeração. O clipe, lançado no YouTube, no canal oficial do grupo, que um dia teve a musa indie Isobel Campbell em sua formação, reforça a tese de que o Bele&Sebastian é uma banda única, daquelas que você ama a sua obra , e que paralelamente, sente vontade de ser amigo de seus integrantes. Quem presenciou os antológicos shows da banda no Tim Festival, em São Paulo e no Rio de Janeiro no ano de 2001, provavelmente fará coro comigo.  Vale lembrar, que no Brasil eles contam com uma admiradora ilustre, a cantora Anitta que parece gostar em especial do disco The Life Pursuit , de 2006. Stuart, também usando o Twitter ressaltou o fato dele e de seus colegas de grupo serem fãs da brasileira e até sugeriu uma parceria com ela. No mesmo ano de 2006, em que The Life Pursuit chegou às lojas, o Belle&Sebastian lançou um compacto em vinil , cantando em português!  A escolhida foi ”Casaco Marrom”,  uma cover lindíssima da faixa da cantora Evinha do Trio Esperança.

 

Um discaço !

Mas voltando a What To Look For In Summer, que é um discaço , e que até chegaria perto da perfeição, caso tivesse entre suas joias, a incrível ”Lazy Line Painter Jane”, que marcou em 1997 a dobradinha da banda com a ótima cantora Monica Queen. Monica é dona de uma das vozes mais marcantes da Escócia.
Além do obrigatório e recém lançado What To Look For In Summer,  quem acompanha  o Belle&Sebastian também ficou bem ligado na luxuosa caixa Jeepster Singles, que estava tipo Sold Out total em Glasgow, quando o Popmix visitou a cidade em dezembro de 2019. Agora ela reaparece na loja do site da Gravadora Matador Records. Depois de ter surgido a mais de duas décadas em Grasgow , o Belle&Sebastian segue sendo um dos grandes ícones da cultura indie!

 

artigo publicado por popmix
tags