+ JJ Grey & Mofro seguem como destaque da cena americana de 2007

17 de outubro de 2007

JJ Grey & Mofro foram uma das atrações do mega  festival Austin City Limits. O evento, que aconteceu em setembro nos EUA e reuniu nomes como “Wilco”, “Cold War Kids” e “The Killers”,  pode, provavelmente, render um belo DVD a ser lançado ainda este ano.

Oriundos de JACKSONVILLE (Florida), JJ Grey & Mofro lançaram neste ano um álbum que pode fazer a alegria de quem aprecia Blues, Country-rock e Funk. A apresentação da banda no Austin City Limits foi mirada neste álbum. Nosso colaborador Rodrigo Sant’ Ana “mergulhou” na viagem setentista do disco, como ele mesmo entrega agora. 

 

Álbum da banda americana Mofro traz sonoridade setentista num improvável elo entre Paul Rogers e Lenny Kravitz. 

Mofro 

 

Por: Rodrigo Sant’Ana 

“Country Gheto”, terceiro álbum da banda norte-americana Mofro, que agora é chamada de JJ Grey & Mofro, é uma das revelações do rock do primeiro semestre de 2007. O grupo, originário da Flórida, alçou um vôo seguro que nos faz lembrar o alto teor alcoólico de algumas bandas de Classic Rock dos anos 70, como o Free e nomes bem estabelecidos do Country-rock como Tom Petty e Neil Young. Lenny Kravitz no toque de black music (funk), também evidente. Essa enxurrada de boas influências foi a aposta da Alligator Records, importante gravadora de Blues, para tê-los no elenco. “A Woman”, baladão vintage, tem o registro do vocal de Grey evocando Paul Rogers.

“On Palestine” e “The Sun is Shining Down” vagam pelos territórios da música gospel: “Glory, glory, haleluia…”, canta Grey com um background bastante maturo, diga-se de passagem. Há momentos southern que são muito interessantes, como a citação do rio Mississippi, na canção de mesmo nome, e nos solos de guitarra ao estilo Neil Young. A banda também tem forte apelo ativista, como na rebelde “War”, canção que abre o disco. “There’s a War Going On…”(Há uma guerra acontecendo…). “Circles”, por sua vez, tem sofisticação nos arranjos de metais e teclados retrô na mesma faixa. Interessante, pois não há muitos artistas, com exceção de Kravitz e Prince, que têm esta característica dúbia na sonoridade. JJ Grey & Mofro estiveram no elenco do festival Austin City Limits, em setembro, o quê, talvez, renda um DVD ao vivo. Dica: pegue carona neste ônibus de turnê e faça uma viagem pelos chapados finais de tarde setentistas. Esse é o clima de “Country Gueto”.

artigo publicado por popmix
tags